Campanhas de incentivo pedem uma ferramenta de gestão  

Campanhas de incentivo estão entre as mais poderosas ferramentas usadas pelas empresas para ganhar espaço no mercado atual. A produtividade das equipes é um fator determinante na hora de alavancar as vendas e o estímulo trazido pelas campanhas é fundamental.

Embora seja uma prática comum, nem sempre as campanhas de incentivo são exploradas em todas suas potencialidades. A razão para isso é não utilização de uma ferramenta de gestão que permita a organização e o monitoramento das ações.

Utilizar uma ferramenta também garante acesso a dados retroativos e diminui o processo de adesão, uma vez que as informações são mantidas ali.

Pense como se fosse uma Copa do Mundo

Campanhas de incentivo não são muito diferentes de grandes competições esportivas, como a Copa do Mundo, por exemplo.

Vencer o torneio e ganhar a taça é o objetivo de todas as equipes participantes, certo? Para isso, durante o período de um mês, o time tem que superar seus adversários nas sete partidas possíveis.

Estabelecidos o prazo e o objetivo, a equipe é escalada – de acordo com o planejamento e tática do treinador – com cada jogador sendo escolhido para desempenhar sua especialidade da melhor maneira possível. Sempre tendo em mente o trabalho em equipe.

As premiações pelas vitórias, pela conquista do campeonato e pela artilharia, entre outras, são apresentadas antes do início da disputa.

Durante a competição, a cada jogo, a cada fase, todos podem saber como está o desempenho (individual e do time), onde podem melhorar ou o que precisam fazer para continuar buscando o sucesso na disputa. O papel do treinador como líder é fundamental para isso.

Quando tudo funciona bem. O time chega ao jogo final e vence. Todos são premiados e a competição acaba influenciando os campeonatos nos anos seguintes.

As empresas ou agências, quando vão criar e executar uma campanha de incentivo, de um modo geral, passam por estas mesmas etapas:

  • Estabelecimento de prazos e objetivos;
  • Planejamento tático de execução;
  • Escolha do time;
  • Definição dos prêmios;
  • Monitoramento do desempenho;
  • Premiação final.

A grande diferença é que as equipes que realmente querer vencer a Copa do Mundo fazem um trabalho minucioso de planejamento e registro de dados em todas as etapas.

Ferramenta é um “setor de inteligência”

Imagine que o treinador desta equipe que vai disputar a Copa queira saber mais sobre um jogador, sobre um estádio no qual vai jogar ou sobre uma seleção adversária.

Você consegue imaginá-lo procurando por estas informações em um monte de folhas arquivadas em pastas enormes ou ainda, no Google? Claro que não.

Hoje em dia as grandes equipes esportivas possuem um “setor de inteligência”, que coleta, analisa e armazena praticamente tudo. Eles entenderam que este tipo de dado é altamente estratégico e pode servir para montar planejamentos mais eficazes antes das competições.

Pois bem, uma ferramenta de gestão para campanhas de incentivo é como um “setor de inteligência” inteiro em um lugar só. E melhor, você está no comando! Tudo pode acessado a qualquer momento com os resultados sendo vistos em tempo real.

Economia de tempo e segurança

Uma ferramenta de gestão é a solução para empresas ou agências de Trade ou Live Marketing criarem campanhas de incentivo sem terem que se preocupar com a parte tecnológica.

O software já está pronto e pode ser customizado para qualquer tipo de campanha. Uma vez definidas as regras, sejam quais forem as necessidades da empresa, ela fica pronta para ser lançada rapidamente.

Ou seja, sobra tempo valioso para ser gasto com a parte criativa, o visual e a comunicação. Também libera pessoal para acompanhar a execução e trabalhar, efetivamente, junto à equipe, que precisa estar motivada.

Pense na facilidade de não ter que se preocupar com sistemas, planilhas e hotsites. Com tudo armazenado de forma segura e em apenas um lugar, as chances de ocorrerem erros de digitação, por exemplo, acabam.

Além disso:

  • Pequenas alterações e correções podem ser feitas rapidamente;
  • Tudo pode ser registrado e acompanhado via aplicativo;
  • As metas ficam mais claras;
  • O engajamento da equipe é maior.

Gestor de campanhas de incentivo

O Trade Marketing Force possui a mais completa ferramenta de gestão de campanhas de incentivo do mercado. Seja para empresas ou agências, o gestor do TMF tem a capacidade de se moldar às necessidades do cliente. Confira as principais vantagens:

Empresas

  • Solidez dos dados garantida;
  • Armazenamento em apenas um lugar;
  • Acesso rápido e fácil.

Agências

  • Implementação rápida;
  • Elimina a preocupação com sistemas;
  • Libera tempo para a criação.

Pense nisso quando for criar sua próxima campanha! Entre em contato!

Acompanhe também nosso blog, as videoaulas sobre tecnologia no Trade e siga nossas redes sociais. Estamos no Facebook e LinkedIn. Curta, comente, compartilhe. Semanalmente trazemos assuntos relacionados ao universo do Trade Marketing que podem ajudar o desempenho da sua empresa.

Até a próxima!

 [:en]Campanhas de incentivo estão entre as mais poderosas ferramentas usadas pelas empresas para ganhar espaço no mercado atual. A produtividade das equipes é um fator determinante na hora de alavancar as vendas e o estímulo trazido pelas campanhas é fundamental.

Embora seja uma prática comum, nem sempre as campanhas de incentivo são exploradas em todas suas potencialidades. A razão para isso é não utilização de uma ferramenta de gestão que permita a organização e o monitoramento das ações.

Utilizar uma ferramenta também garante acesso a dados retroativos e diminui o processo de adesão, uma vez que as informações são mantidas ali.

Pense como se fosse uma Copa do Mundo

Campanhas de incentivo não são muito diferentes de grandes competições esportivas, como a Copa do Mundo, por exemplo.

Vencer o torneio e ganhar a taça é o objetivo de todas as equipes participantes, certo? Para isso, durante o período de um mês, o time tem que superar seus adversários nas sete partidas possíveis.

Estabelecidos o prazo e o objetivo, a equipe é escalada – de acordo com o planejamento e tática do treinador – com cada jogador sendo escolhido para desempenhar sua especialidade da melhor maneira possível. Sempre tendo em mente o trabalho em equipe.

As premiações pelas vitórias, pela conquista do campeonato e pela artilharia, entre outras, são apresentadas antes do início da disputa.

Durante a competição, a cada jogo, a cada fase, todos podem saber como está o desempenho (individual e do time), onde podem melhorar ou o que precisam fazer para continuar buscando o sucesso na disputa. O papel do treinador como líder é fundamental para isso.

Quando tudo funciona bem. O time chega ao jogo final e vence. Todos são premiados e a competição acaba influenciando os campeonatos nos anos seguintes.

As empresas ou agências, quando vão criar e executar uma campanha de incentivo, de um modo geral, passam por estas mesmas etapas:

  • Estabelecimento de prazos e objetivos;
  • Planejamento tático de execução;
  • Escolha do time;
  • Definição dos prêmios;
  • Monitoramento do desempenho;
  • Premiação final.

A grande diferença é que as equipes que realmente querer vencer a Copa do Mundo fazem um trabalho minucioso de planejamento e registro de dados em todas as etapas.

Ferramenta é um “setor de inteligência”

Imagine que o treinador desta equipe que vai disputar a Copa queira saber mais sobre um jogador, sobre um estádio no qual vai jogar ou sobre uma seleção adversária.

Você consegue imaginá-lo procurando por estas informações em um monte de folhas arquivadas em pastas enormes ou ainda, no Google? Claro que não.

Hoje em dia as grandes equipes esportivas possuem um “setor de inteligência”, que coleta, analisa e armazena praticamente tudo. Eles entenderam que este tipo de dado é altamente estratégico e pode servir para montar planejamentos mais eficazes antes das competições.

Pois bem, uma ferramenta de gestão para campanhas de incentivo é como um “setor de inteligência” inteiro em um lugar só. E melhor, você está no comando! Tudo pode acessado a qualquer momento com os resultados sendo vistos em tempo real.

Economia de tempo e segurança

Uma ferramenta de gestão é a solução para empresas ou agências de Trade ou Live Marketing criarem campanhas de incentivo sem terem que se preocupar com a parte tecnológica.

O software já está pronto e pode ser customizado para qualquer tipo de campanha. Uma vez definidas as regras, sejam quais forem as necessidades da empresa, ela fica pronta para ser lançada rapidamente.

Ou seja, sobra tempo valioso para ser gasto com a parte criativa, o visual e a comunicação. Também libera pessoal para acompanhar a execução e trabalhar, efetivamente, junto à equipe, que precisa estar motivada.

Pense na facilidade de não ter que se preocupar com sistemas, planilhas e hotsites. Como tudo armazenado de forma segura em apenas um lugar, as chances de ocorrerem erros de digitação, por exemplo, acabam.

Além disso:

  • Pequenas alterações e correções podem ser feitas rapidamente;
  • Tudo pode ser registrado e acompanhado via aplicativo;
  • As metas ficam mais claras;
  • O engajamento da equipe é maior.

Gestor de campanhas de incentivo

O Trade Marketing Force possui a mais completa ferramenta de gestão de campanhas de incentivo do mercado. Seja para empresas ou agências, o gestor do TMF tem a capacidade de se moldar às necessidades do cliente. Confira as principais vantagens:

Empresas

  • Solidez dos dados garantida;
  • Armazenamento em apenas um lugar;
  • Acesso rápido e fácil.

Agências

  • Implementação rápida;
  • Elimina a preocupação com sistemas;
  • Libera tempo para a criação.

Pense nisso quando for criar sua próxima campanha! Entre em contato!

Acompanhe nosso blog e nossas redes sociais. Curta, comente, compartilhe. Semanalmente trazemos assuntos relacionados ao universo do Trade Marketing que podem ajudar o desempenho da sua empresa. Até a próxima!

Tarcísio Bannwart

Criador do Trade Marketing Force, a mais completa plataforma de gestão de Trade Marketing do Brasil


5 comments

[…] pelas empresas para incentivar funcionários ou colaboradores a atingirem uma determinada meta ou realizarem uma tarefa. Pode ter a forma de uma competição e ser aplicada em diversas […]

[…] a equipe junto. O que vem imediatamente a sua mente? Muito provavelmente, a ideia de criar uma campanha de incentivo. […]

[…] uso de uma ferramenta de gestão de Trade Marketing deve ser considerado seriamente antes da implementação das ações. Ela pode […]

[…] campanha de incentivo com apoio da indústria pode ser boa uma estratégia para estimular as equipes de venda a não […]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *