Campanhas de incentivo em excesso roubam o foco da empresa

O título parece assustador? Não, ele não está errado. Campanhas de incentivo em excesso além de exigirem muito tempo, verba e esforço da equipe, roubam o foco da empresa!

Campanhas de incentivo estão, com certeza, entre as estratégias mais usadas pelos departamentos de Trade Marketing das empresas. A razão é simples: quando bem realizadas, elas trazem resultados, unem a equipe e deixam todos felizes.

O problema surge quando o resultado positivo de uma campanha deixa a impressão de que esta estratégia é o único, ou melhor, recurso para todas as situações. Não é bem assim.

Por que as empresas perdem o foco?

Fazer uma campanha de incentivo não é uma tarefa fácil. Demanda planejamento, tempo para organização, investimento e, depois de colocada em prática, um monitoramento preciso, com parciais e sem risco de erros nos dados.

É uma estratégia longa, que mantém muita gente envolvida por bastante tempo. Tanto que os finais das campanhas são momentos de celebração onde, finalmente, todo o esforço é recompensado.

Agora imagine começar uma campanha apenas algumas semanas depois de ter terminado uma. É como acabar um campeonato esportivo de uma modalidade, comemorar o título e, logo em seguida, começar outra competição, quase sem tempo de descanso, com detalhe: de outra modalidade!

Sim, porque os objetivos das campanhas variam, as regras e prazos também. A equipe precisa entender que meta é preciso atingir.

O foco das empresas começa a escorrer pelo ralo quando, ao invés de sentar para analisar os números da última campanha, colocando-os em perspectiva com o histórico, a empresa opta por simplesmente criar outra campanha “do zero”.

O quê observar antes de optar por uma campanha de incentivo. 

O que fazer no lugar de campanhas

Muitas vezes uma ação com objetivo específico pode ser mais eficiente do que uma campanha de incentivo. Já pensou nisso?

Sua empresa vai lançar um novo produto, precisa ganhar share, combater o preço da concorrência? Precisa esvaziar o estoque de um determinado item ou ainda recuperar uma receita que acabou sendo menor do que o esperado?

Uma ação focada pode resolver a questão em menos tempo, com menos investimento e esforço.

Ao contrário de uma campanha que, por natureza, deve estar atrelada à estratégia da empresa, uma ação está ligada a necessidades pontuais e específicas. Ela também é curta, deve durar algumas semanas, no máximo, um mês, enquanto a campanha é contínua e longa. Confira:

Campanhas de incentivo

  • Longa duração;
  • Maior investimento;
  • Objetivos ligados à estratégia da companhia;
  • Metas e regras mensuradas continuamente com a possibilidade de serem visualizadas durante o andamento.

 Ação específica

  • Curta duração;
  • Menor investimento;
  • Objetivos ligados à necessidade pontual ou relacionada a uma sazonalidade;
  • Metas mais simples mensuradas com menor frequência.

Crie um calendário de ações

Um modelo equilibrado de trabalho poderia unir as duas estratégias, com apenas uma campanha de incentivo bem consolidada sendo realizada por ano e várias ações específicas acontecendo ao longo dos meses de acordo com a sazonalidade do segmento de atuação da empresa.

Criar um calendário promocional antes do início do ano com todas as ações descritas de acordo com as datas mais importantes do ano é a melhor estratégia.

Deste modo é possível antecipar o trabalho, planejar melhor a verba necessária para cada ação e alocar esforços no lugar certo na hora certa.

Uma outra ideia que pode ser utilizada – dependendo do seu planejamento – é criar ações que funcionem como bônus de uma campanha maior. Os participantes, que já estão envolvidos, podem se sentir ainda mais estimulados a correr atrás das metas, principalmente se forem rápidas.

Independentemente do nível de complexidade da estratégia escolhida, a apuração dos dados e a sua manutenção de forma segura é essencial.

O uso de uma ferramenta de gestão de Trade Marketing deve ser considerado seriamente antes da implementação das ações. Ela pode fornecer todas as informações do campo, fazer a comunicação com o time via portal, aplicativo ou push notifications, além de concentrar todos os dados em apenas um lugar.

E agora? Vai pensar duas vezes antes de propor uma nova campanha de incentivo na empresa? Calma! Você não deve abandonar essa ideia. Mas verifique antes se não é algo pontual e que traga resultado rápido o que você precisa!

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Até a semana que vem!


2 comments

[…] serem até certo ponto longas, não devem acontecer de forma constante e sempre precisam estar alinhadas com a estratégia da […]

[…] É um paradigma das relações de mercado que precisa ser quebrado. Ele começa com a falta do olhar do distribuidor e uma postura relativamente acomodada sobre a questão. Afinal, a indústria cria campanha atrás de campanha. […]

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