Você com certeza já sabe que cerca de 80% das decisões de compra são tomadas pelo consumidor no ponto de venda, não?

Este índice varia de acordo a pesquisa e os segmentos observados, mas permanece nesta faixa há anos mesmo com o avanço das compras on-line. Se considerarmos também que parte deste número corresponde às compras feitas por impulso, chegamos a uma conclusão simples:

“Quem quer vender mais precisa garantir que sua marca ou seu produto tenha uma exposição correta e chame a atenção do shopper no PDV”.

Concorda?

O material de merchandising desempenha um papel importantíssimo nessa hora, podendo fazer com que um produto se destaque da concorrência e impacte o cliente de forma positiva.

Existe uma grande quantidade de materiais que podem ser usados e vamos falar sobre eles aqui, mas antes é preciso ficar claro que não basta simplesmente desembolsar sua verba no tipo mais popular ou o que é “moda” no momento e sair lotando as lojas com ele. Seu resultado pode não ser o esperado. É preciso pensar antes, ter uma estratégia.

O merchandising no PDV

O merchandising no ponto de venda permite proporcionar ao shopper uma experiência através de seus cinco sentidos: visão, audição, olfato, tato e paladar. Claro, nem todos ao mesmo tempo, até porque nem todos os tipos de produto permitem isso.

Mas, sem dúvida, a presença física diante do produto estimula mais do que olhá-lo através de uma tela, por exemplo.

Sua estratégia de merchandising para o ponto de venda deve começar pelo objetivo, o que você deseja destacar.

  • É uma ação promocional?
  • Lançamento de produto?
  • É um reforço de marca?
  • Um evento sazonal?
  • É uma ação pontual para combater a concorrência?

Qualquer que seja a razão, é preciso que ela fique clara e não gere dúvidas no cliente. Se é uma promoção, mostre isso. Um lançamento? Garanta que a comunicação deixe claro.

O motivo da ação é que deve pautar a forma como chamar atenção para sua marca ou produto e, por consequência, que tipo de material usar.

Definido a razão, é preciso:

  • Destacar as qualidades do produto e seus diferenciais em relação à concorrência;
  • Garantir um espaço físico “só seu” no estabelecimento;
  • Manter a equipe informada sobre a ação e treiná-la para lidar com material de merchandising.

Lembre-se sempre que estamos falando de impactar o cliente, então não tema parecer chamativo demais. A pessoa que está passando pela loja precisa sentir a presença do seu produto.

O material de merchandising ideal para você!

São muitos os tipos de materiais de merchandising disponíveis no mercado. Alguns são bem fáceis e comuns, outros bem específicos para um tipo de produto ou situação.

Para falar melhor sobre eles vamos dividi-los em três categorias básicas:

Para estímulo visual

São aqueles que servem para destacar os produtos ou fazer com que sejam vistos.

  • Pôster

Talvez o mais comum dos materiais, é um cartaz muito usado em bancas de jornal e para divulgar shows e filmes.

  • Banner

Tem a mesma função do pôster, mas fica apoiado em um suporte. É comum em eventos.

  • Testeira de gôndola

É como uma grande faixa para ser colocada na parte superior da gôndola.

  • Stopper

É como uma placa plástica presa verticalmente por um suporte na prateleira.

  • Wobbler

É um pequeno sinal, geralmente de plástico, que “salta” da gôndola por um braço transparente preso por um adesivo.

  • Faixa de gôndola

Pequena faixa posicionada na frente dos produtos, presa por adesivos.

  • Móbile

Pequeno cartaz de duas faces, de formatos variados, que fica pendurado no PDV.

  • Frame retrátil

É como uma moldura de gôndola que destaca o produto que fica no seu interior.

  • Demarcador

Chamado também de régua de gôndola, é colocado para limitar o espaço do produto na prateleira, separando-os da concorrência.

  • Adesivo de piso.

Colados no chão, delimitam o espaço da marca ou são usados para criar um caminho que leva o cliente até o produto.

 

Para acomodar produtos

Além de valorizar a marca, este tipo de material de merchandising serve para guardar o produto.

  • Bandeja organizadora de gôndola

Servem para acomodar produtos em envelopes, como sucos em pó, por exemplo.

  • Display expositor

Pode ser de papelão ou aramado e funciona como prateleira leve para os produtos.

  • Clip strip

Também chamado de tira strip ou fita strip, é um suporte plástico no qual produtos em saquinhos são presos. É comum que queijo ralado seja exposto desta forma.

  • Cross

É um suporte que segura os produtos de forma vertical, como o clip strip, mas é mais elaborado, sendo usado para latinhas.

  • Glorifier

Base que acomoda o produto como uma espécie de pedestal. Alguns modelos podem ser presos na prateleira. É bastante usado para bebidas.

 

Para realizar degustações

Geralmente são utilizados por promotores para apresentar produtos em ações promocionais.

  • Balcão expositor

É um pequeno balcão móvel que pode acomodar produtos, às vezes, bandejas e até pequenos fogões.

  • Bandeja expositora

Usada por uma promotora para servir os clientes.

  • Cooler promocional

Estampa a marca e armazena produtos gelados.

 

Especiais

Materiais usados em segmentos e situações específicas.

  • Mesa de praia

Mesa plástica com a marca do produto.

  • Guardanudo

Suporte de guardanapos e canudos usados em restaurantes, geralmente divulga marcas de bebidas.

  • Cavalete

Geralmente de madeira, traz a imagem da marca. É muito usado na área externa de restaurantes e sorveterias.

Controle seus gastos com  o material de merchandising

As ações de merchandising no PDV trazem resultados, mas só para quem sabe avaliar isso.

Para usar bem os materiais é preciso conhecer os pontos de venda, entender como eles funcionam e, principalmente, ter uma equipe que sabe porque e como eles devem ser usados. Isso evita desperdício e perda de investimento.

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Até a próxima semana!

Sobre o autor
Tarcísio Bannwart
Tarcísio Bannwart
Diretor executivo - CEO
Criador do Trade Marketing Force, o portal de gestão mais completo do mercado

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