Ticket médio: porque monitorar e como aumentar o da sua empresa

O ticket médio é um dos mais importantes KPIs para quem faz a gestão de um negócio. Ele é o índice que representa o valor médio que o cliente gasta no seu estabelecimento ou paga quando compra o seu produto.

Saber qual o seu ticket médio é vital, entre outras coisas, para entender como está o seu faturamento em relação ao desempenho de vendas. Também pode ser importante para avaliar a saída dos seus produtos e conhecer qual tem maior procura pelo consumidor.

Você sabe qual é o ticket médio da sua empresa?

Aumentar este valor é uma tarefa importante que para ser realizada requer monitoramento constante e entendimento do seu público e do mercado. Entenda por que.

Como calcular o ticket médio?

O ticket médio é calculado pela soma de todos os valores faturados dividido pelo número de clientes que fizeram compras.

Por exemplo, uma loja teve, em um dia, um faturamento de 5 mil reais, sendo que este valor foi gasto por 40 clientes que levaram pelo menos um produto.

5.000 / 40 = 125

Assim, o ticket médio da loja é de 125 reais.

É preciso lembrar que, de um modo geral, o ticket médio é calculado por unidade de um produto, mas isso não é uma regra. Tudo depende do tipo do negócio e do produto, obviamente.

Algumas empresas que produzem líquidos, por exemplo, calculam os seus tickets médios por litros vendidos. Isso facilita bastante a obtenção dos números independente dos tamanhos das embalagens nas quais o líquido está sendo vendido.

Resumindo, o ticket médio pode ser calculado pela unidade de medida do Trade que a empresa adotar: unidades, quilos, litros, toneladas, etc.

Outro ponto importante: após a obtenção do número é possível cruzar informações para medir o peso de um item específico.

Usando o exemplo acima, imagine que a loja com ticket médio de 125 reais possa saber quais itens vendeu naquele dia, separando-os por preço e por cliente e possa chegar à conclusão que a maioria das compras do dia foi de um produto de 50 reais, por exemplo. O trabalho de promoção deste item se tornaria estratégico, concorda?

Por que é preciso monitorar este KPI?

Calcular e analisar o ticket médio com frequência é necessário para entender algumas coisas:

  • Qual a lucratividade do negócio;
  • Como melhorar a rentabilidade fazendo com que o cliente compre mais;
  • Qual o comportamento de compra do cliente, em relação a um produto e/ou estabelecimento comercial.

Ou seja, quando uma empresa monitora seu ticket médio com frequência, além da questão financeira, consegue entender melhor o mercado, como seu cliente compra, o que compra e – deste modo – pode tentar vender mais.

Imagine uma empresa que sabe que o seu ticket médio é X e que esse valor é obtido especificamente pela venda de um tipo de produto, ou ainda, que este valor aumenta em certa época do mês.

Com estes dados é possível criar planos para melhorar a saída do produto ou campanhas para potencializar a venda em outros períodos do mês, por exemplo.

Qual a frequência ideal para esse monitoramento? Independente do segmento de atuação da empresa, ter este índice atualizado uma vez por mês é suficiente para avaliar o desempenho do negócio.

Como aumentar o seu ticket médio

Existem algumas estratégias para alavancar vendas e melhorar o ticket médio. Confira 5 delas e veja qual pode se adaptar ao seu negócio:

  1. Crie kits de produtos
    A criação de um combo que contenha um produto que já possui boa saída é uma alternativa para incentivar a compra pelo cliente. Se ele já gosta do produto, a tendência é que perceba o kit como uma vantagem.
  2. Faça promoções e edições limitadas
    Ofertas de preço são sempre bem recebidas pelo público e podem alavancar as vendas pontualmente. Outro tipo de ação possível é gerar uma sensação de urgência oferecendo promoções ou produtos especiais por tempo limitado.
  3. Ofereça itens relacionados
    O cross selling ou venda cruzada é a prática de oferecer um produto que “combine” com aquele que o cliente está comprando na tentativa de que ele aumente seu gasto.
    Essa oferta pode ser feita diretamente, no caso de uma loja, por exemplo, com o/a vendedor/a mostrando um produto ou indiretamente, com a simples exposição de produtos lado a lado.
  4. Apresente produtos mais caros
    Diferente da venda cruzada, nesta prática chamada up selling a ideia é oferecer produtos de maior valor para o cliente, fazendo com que ele mude de ideia e invista mais na compra.
    Isso normalmente é feito através da valorização das qualidades do produto mais caro em comparações com outros modelos ou ainda criando promoções pontuais que tornem a compra do item de maior valor “imperdível”.
  5. Lance um programa de fidelidade
    Um programa que premie o consumidor quando faz uma compra ou atinge um certo volume de gasto em um estabelecimento é um estímulo para novas compras. Grandes redes de varejo e supermercados têm investido bastante nesta estratégia usando cartões  próprios e aplicativos que geram descontos.

Agora que você conhece a importância do ticket médio para sua empresa, estabeleça o hábito de monitorá-lo e analisá-lo mensalmente.

Com certeza esta prática vai gerar ações importantes que poderão trazer mais vendas e uma lucratividade maior para o negócio.

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Até a semana que vem!

 


2 comments

[…] passado, estes dados do shopper eram até certo ponto limitados. Era possível saber o ticket médio, endereço, estimar a classe social, os hábitos de compra e produtos […]

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