Determinar o preço de um produto é um dos maiores desafios da gestão de um negócio.

Não é uma tarefa fácil dizer qual o valor de um bem ou serviço considerando que ele precisa vender e, ao mesmo tempo, gerar uma margem de rentabilidade, ser competitivo em relação aos concorrentes e – ainda – ser considerado justo pelo cliente.

Mas precificar bem ainda não é tudo. É preciso monitorar preços constantemente e para isso é necessário ter parâmetros. O preço médio de venda (PMV) é um KPI fundamental para entender o desempenho do seu negócio.

Você sabe qual o seu PMV? Utiliza este índice no seu dia a dia?

Não se sinta mal se a resposta para estas perguntas foi “não”. Você não está sozinho. Muitos gestores não utilizam este KPI ou ainda o confundem com o ticket médio que, na realidade, mede outra coisa.

Confira a seguir o que significa o PMV e saiba como ele é importante.

Afinal, o que é o preço médio?

O preço médio de venda é o valor obtido na divisão do valor vendido (em R$) durante um certo período pela quantidade de unidades (independente das variações de tamanho) vendidas no mesmo tempo.

Imagine que durante uma semana uma empresa faturou R$ 50 mil vendendo 700 unidades dos seus produtos.  Seu PMV seria calculado assim:

R$ 50.000,00/700 = R$ 71,42

Ou seja, entre todos os produtos vendidos no período o preço médio foi de R$ 71,42.

Note que, diferente do ticket médio, o PMV não está diretamente relacionado a uma ação do cliente e ao valor que ele paga pelo produto, mas sim a empresa e ao valor que ela decide praticar no ponto de venda.

Ou seja, quem decide qual é e tem o poder de mudar o PMV é a empresa, mas para isso é ela precisa saber qual valor está praticando.

O que é ticket médio e como você pode aumentá-lo? 

Por que o preço médio é importante?

Ao calcular seu PMV a empresa tem uma noção do preço médio geral que está praticando para todo o seu sortimento. Por que isso é relevante? O PMV permite entender qual o posicionamento da marca no mercado em relação à concorrência.

O preço está alto ou está baixo?

Está próximo do que os outros praticam?

Está dentro do que os clientes esperam pagar pelo produto?

Ao mesmo tempo, o PMV também indica como é a relação de preços em comparação ao que está sendo praticado no ponto de venda. Isso é muito importante, uma vez que os PDVs podem ter características diferentes de exposição e de público.

Uma linha de produtos pode vender bem em um supermercado localizado dentro de um shopping center e não ter o mesmo desempenho em um supermercado do mesmo tamanho localizado em um bairro, por exemplo. E vice-versa.

Ter esta informação permite fazer uma adequação de preços ou criar alguma ação pontual para reverter a situação.

É importante lembrar que, como citado, o PMV obtido vale para toda linha de produtos, mas é possível, a partir da sua análise, aprofundar o entendimento do preço médio sendo praticado por tipo de produto também.

Como monitorar o preço?

Manter atualizada a informação sobre os preços que estão sendo praticados é uma tarefa difícil. Se for realizada manualmente com o uso de planilhas, além de tudo vira um risco.

A dinâmica do mercado, com a concorrência sempre em movimento, pede um monitoramento constante e confiável.

Para isso a melhor a estratégia é o uso de uma ferramenta que possibilite a captação dos preços de forma rápida e segura, sem risco de erros de digitação.

O aplicativo de campo da Trade Marketing Force, por exemplo, possui, entre outras, a funcionalidade Coleta de Preço. Instalado em um celular, pode ser operado por um promotor ou outro membro da equipe na área de vendas, enviando informação em tempo real.

Preço médio ajuda a gestão de categorias

O preço médio gera informações importantes para a elaboração do planejamento de gestão de categorias. Quando analisado com frequência, permite avaliar a evolução do PMV dos produtos ao longo do tempo.

A gestão de categorias é um tema que em breve abordaremos no blog da Trade Marketing Force. Continue acompanhando os artigos e também nossos conteúdos no Facebook e no LinkedIn.

Toda semana falamos sobre assuntos relacionados ao universo do Trade Marketing e dos negócios que podem ser importantes para a sua empresa. Leia, comente e compartilhe. Se tiver alguma sugestão de tema, fique à vontade também.

Até a próxima semana!

Sobre o autor
Tarcísio Bannwart
Tarcísio Bannwart
Diretor executivo - CEO
Criador do Trade Marketing Force, o portal de gestão mais completo do mercado

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