Planograma – 5 razões para sua empresa começar a usar um

Não há dúvida que o bom posicionamento de um produto no PDV é fator fundamental para a sua venda. Ainda mais no Brasil, onde em mais de 80% dos casos, os shoppers decidem a compra diante da prateleira.

Usar um planograma para ajudar a colocar estrategicamente os produtos em exposição é uma prática básica que todo fabricante deve adotar em acordo com o varejista.

Mas além de servir como um guia de posicionamento de produtos, o planograma traz outras vantagens no seu uso. Confira a seguir e descubra porque sua empresa deve começar a usar um planograma hoje.

O que é um planograma

O planograma é uma representação ilustrada de como produtos devem estar dispostos em uma prateleira, gôndola ou expositor na área de vendas.

De forma simples, é um gráfico criado pela equipe de Trade Marketing que simula como os produtos devem ser dispostos. Nele é possível visualizar como uma prateleira ou gôndola vai ficar quando pronta.

O planograma serve como um guia para os expositores que vão colocar os produtos à venda. Também é usado por repositores que vão preencher o espaço com mais itens quando houver necessidade. No planejamento de um lançamento ou de uma promoção é uma ferramenta indispensável.

Além disso, usar um planograma é uma forma de documentar como a exposição está sendo feita e entender qual é o posicionamento da marca no mercado.

Ele também é importante para:

1.   Aprofundar o relacionamento entre indústria e varejo

Um planograma eficiente nasce como fruto de uma negociação entre parceiros comerciais. Expor o produto para que ele venda mais é interesse da indústria e o do varejo, mas cada um pode ter visões diferentes sobre a questão.

Basta lembrar que a própria origem do Trade Marketing, no final dos anos 80, está ligada a este momento, quando os varejistas ganharam poder para enfrentar a indústria e negociar seu espaço.

Hoje o diálogo é comum, mas a realidade é a mesma: os varejistas detêm o controle do PDV e as indústrias possui linhas e mais linhas de produtos, além de bastante concorrência. Ou seja, são muitos itens para pouco espaço.

Assim, o planograma para nascer precisa de uma visão compartilhada entre indústria e varejista. Em jogo, além da venda, está a imagem da marca e também a percepção do cliente no ponto de venda, sobre o produto e sobre a loja em si. Não é pouca coisa. É preciso proximidade e parceria.

2.   Controlar o estoque

Ao criar um planograma indústria e varejista sabem qual a quantidade de produtos vai ser necessária para ocupar uma prateleira.

Esta informação é importante para orientar o varejista na hora de compra, principalmente dependendo da sua capacidade de estocar os produtos.

Se houver um monitoramento do desempenho de venda do produto em relação ao espaço que ocupa no PDV, os riscos de ruptura ou de se ter um estoque cheio parado ficam menores.

3.   Melhorar a impressão do cliente

Uma função básica do planograma é expor o produto da melhor maneira possível para o shopper, facilitando sua experiência de compra. Neste processo há naturalmente uma organização do espaço físico.

Ou seja, quanto mais usado, mais o planograma ajuda o estabelecimento comercial a ficar organizado, bonito e funcional aos olhos do cliente. Isso é muito importante.

Lojas desorganizadas dificultam a vida do shopper que, quando não encontra o que procura, tende a procurar outro lugar para comprar.

4.   Criar layouts mais eficientes

Uma rede varejista pode usar planogramas para padronizar os layouts das suas lojas e com isso melhorar a experiência de compra dos clientes.

De um modo geral, os shoppers, de uma maneira intuitiva, procuram pelos produtos nos mesmos lugares. Isso acontece até quando estão em lojas diferentes ou que não conhecem.

Preste atenção quando entrar em um supermercado novo, é comum buscar alguns pontos de referência e a partir deles caminhar pela loja a procura dos demais produtos no local onde “normalmente” são colocados.

Estabelecimentos que quebram essa “lógica” dificultam a vida de quem está comprando. Usar um planograma pode ajudar a evitar isso através do posicionamento de prateleiras e gôndolas.

5.   Saber o desempenho por prateleira

O planograma deve ser uma ferramenta de uso contínuo, não apenas um guia usado pontualmente na hora de abastecer uma gôndola.

Utilizado como referência constante, ele passa a fornecer dados de venda dos produtos que podem ser associados também à prateleira.  Isso acaba gerando uma informação de desempenho do local.

Esse tipo de dado é valioso para o varejista na hora da negociação com a indústria. Imagine ter uma loja inteira mapeada por potencial de venda dos seus pontos de exposição?

Pronto para começar a usar um planograma?

Sua empresa já tem usado esta ferramenta no dia a dia? Se não, é hora de pensar no caso, concorda? Fazer um planograma não é uma tarefa difícil. Caso possua alguma dúvida sobre sua construção ou seu uso deixe um comentário no post.

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Até a próxima!

 


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