Magnus, um case de sucesso no Trade Marketing

Com apenas 17 anos de existência, a Adimax conseguiu se firmar como uma das maiores fabricantes de alimentos para cães e gatos do país.

Sua marca mais famosa, a Magnus – também nome do simpático mascote presente na comunicação visual da empresa – possui uma linha completa de rações que estão entre as mais vendidas no mercado.

O segmento pet no Brasil pode ser considerado um fenômeno. O país é o terceiro maior mercado em faturamento do mundo, perdendo apenas dos Estados Unidos e da Inglaterra.

Em 2017, segundo a Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (Abinpet), o segmento movimentou mais de R$ 20 bilhões. O país já passou os 100 milhões de animais de estimação e esse número segue aumentando.

A Adimax, que tem a sede na cidade paulista de Salto de Pirapora, região metropolitana de Sorocaba, acompanha esse crescimento e, com a Magnus, desde 2012, tem contado com a prática do Trade Marketing para alavancar seus resultados.

O artigo de hoje é resultado de uma conversa com o analista de marketing sênior da Magnus, Daniel Augusto Carpinter, que conta como a empresa se desenvolveu com o Trade, quais seus desafios e realizações. Confira!

O começo no Trade

Segundo Daniel, o Trade Marketing chegou na empresa de forma natural, na medida em que a demanda de clientes aumentava e tornava a necessidade cada vez mais presente no dia a dia.

“Nós presamos muito em ser uma empresa presente e ter uma boa relação com os nossos clientes. Não é porque a empresa estava crescendo que deixaríamos isso em segundo plano. Então os eventos e ações de merchandising continuariam a ter sua devida importância. Nunca diminuíram”, conta.

Hoje o Trade Marketing da Magnus conta com uma equipe de coordenação responsável em fazer o contato externo e interno e, também, uma equipe de vendas com promotores de vendas que executam as ações nos PDVs.

A Magnus, além da sede, possui mais três fábricas em Pernambuco, Goiás e Minas Gerais e outros nove centros de distribuição localizados de Norte a Sul do Brasil.

O dia a dia da equipe

Estar perto do cliente é fundamental para empresa, explica Daniel. “Gostamos muito dessa proximidade, de conhecer de perto quem são nossos clientes, então realizamos visitas periódicas em pontos de vendas e sempre com o intuito de desenvolver novas ações”, diz, salientando que tudo é alinhado com a área de vendas da empresa, o que torna a realização um trabalho em conjunto.

De acordo com o analista, o Trade se tornou uma solução para deixar a relação com o cliente mais organizada e alinhada. “Ao longo da implantação percebemos o benefício que isso trouxe no cotidiano. E cada dia mais, todas as ações da marca estão sendo padronizadas, trazendo uma maior visibilidade. Um resultado que agrada a todos”, afirma.

Os desafios do Trade

Segundo Daniel, o principal desafio enfrentado pela marca é manter a padronização das ações. Para isso precisa garantir que a equipe esteja sempre sintonizada.

“Manter as equipes de venda sempre na ativa, desenvolvendo constantemente campanhas e contratando promotores de vendas qualificados… isso é sempre um bom desafio”, avalia.

A gestão de Trade da Magnus

Desde meados de 2018 a Magnus utiliza a plataforma de gestão da Trade Marketing Force. Daniel explica como a ferramenta ajudou na evolução do trabalho da equipe.

“A Trade Marketing Force nos auxilia muito a termos controle das ações executadas. Nós recebemos da área comercial solicitações de trabalho por meio dela conseguimos acompanhar e manter o padrão das nossas ações de merchandising, como fachadas de lojas, placas, eventos realizados pela equipe por exemplo”, diz.

Em breve, a Qualidy, outra marca da Adimax, deve começar a utilizar a Trade Marketing Force também.

Conheça a Trade Marketing Force

A Trade Marketing Force é a plataforma de gestão de Trade mais completa do país, oferecendo funcionalidades que vão muito além do monitoramento de execuções de ponto de venda.

Acesse o site e confira! Aproveite e conheça também o nosso blog. Nele você pode encontrar artigos sobre o vasto universo do Trade Marketing que podem ser muito úteis para o seu negócio.

Assista as videoaulas sobre tecnologia do trade e, se tiver alguma sugestão ou dúvida, deixe seu comentário.

Estamos também nas redes sociais, toda semana com conteúdo novo sobre o trade, o mercado e o varejo em geral. Siga nossa página no Facebook e também nossa company page no LinkedIn. Você fica atualizado e ainda pode compartilhar conteúdo relevante com amigos e companheiros de trabalho.

Até a semana que vem!


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *