A falta de ações padronizadas talvez seja a principal razão que transforme muitos profissionais de Trade em bombeiros de PDV: aqueles que vivem apagando incêndios.

Cada ação no ponto de venda é uma batalha que deixa esse profissional sobrecarregado e pressionado pelo resultado.

Quem vive essa rotina, normalmente, “culpa” o excesso de trabalho, a ineficácia da equipe ou as características dos clientes quando as coisas não saem como esperado.

Na realidade, essa eterna correria e pressão acontecem por uma destas duas razões: falta de planejamento ou falta de execução do planejamento acordado.

Ou seja, ao invés de seguir uma ordem, cada ação se torna apenas a execução de uma séria de atividades isoladas.

Organizar ações padronizadas é uma atividade básica para o Trade Marketing que precisa ser incorporada à rotina do departamento ou do seu responsável.

O que são ações padronizadas?      

Não existe uma lista de ações específicas que valha para todos os tipos de empresas que possa ser chamada desta forma.

Podemos considerar que são ações padronizadas aquelas que são pensadas com antecedência e têm regras estabelecidas para serem passadas para a equipe.

Quando a empresa cria um calendário promocional, por exemplo, está estabelecendo quando vai executar o planejamento com base em um histórico do segmento e do mercado.

Desta forma, planeja de forma antecipada como vai atuar em determinado momento do ano/mês. Ao utilizar o calendário de maneira frequente em seu planejamento, padroniza um tipo de comportamento da equipe.  

“Utilizar ações padronizadas cria uma cultura na equipe e gera um aperfeiçoamento das execuções ao longo do tempo”

Outros tipos de ações padronizadas      

Além do calendário promocional, algumas ações que podem ser padronizadas para melhorar a execução dos planejamentos do Trade são:

Enxovais de produtos e de materiais – Todo o desenvolvimento pode ser feito com antecedência já analisando o segmento, o PDV e a concorrência;

Ocupação do PDV – Como o produto deve ser exposto, quais as possibilidades de obtenção de pontos extras, quem vai executar que ação, etc.;

Coleta de informações – Quais dados serão captados e qual a rotina de coleta será aplicada no PDV, que sistema será usado e quem será o responsável;

Desenvolvimento de canais – Como o produto vai chegar até o consumidor final, em canais diferentes, sem que haja conflito entre eles.

É importante listar todos os tipos de ações que podem ser executadas porque muitas podem se desdobrar em duas ou três atividades. Como citei anteriormente, não há uma regra. Cada empresa pode ter ações padronizadas particulares. 

Padronizar ações traz, entre outras vantagens:

  • A redução de custos na produção de material promocional que pode ser negociado com melhores condições;
  • Melhora no desenvolvimento feito sem pressão por conta da antecedência;
  • Melhora na aplicação do material no PDV, pois tudo é feito dentro de um prazo planejado;
  • Criação de uma cultura de execução padronizada no dia a dia.

Ações customizadas também são importantes       

Se as ações padronizadas são básicas no trabalho diário, ações customizadas – aquelas criadas especificamente com um propósito – também são muito importantes em situações especiais.

No artigo da próxima semana vamos sobre elas, não perca! Semanalmente, às segundas-feiras, publicamos textos inéditos sobre assuntos relacionados ao universo do Trade Marketing, do varejo e da gestão empresarial. Se tiver alguma sugestão de tema, por favor comente no final deste post.

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Até a próxima semana!  

 

Sobre o autor
Tarcísio Bannwart
Tarcísio Bannwart
Diretor executivo - CEO
Criador do Trade Marketing Force, o portal de gestão mais completo do mercado

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