Na última semana falei aqui no blog da Trade Marketing Force sobre a importância de ações padronizadas, aquelas que são pensadas com antecedência e têm regras estabelecidas para serem passadas para a equipe.  

Elas são parte do planejamento básico de qualquer gestão de Trade, juntamente com as ações customizadas ou personalizadas.

A diferença é que, nestes casos, a ação é específica, criada para um momento especial ou para atender uma demanda pontual.

A seguir vamos entender melhor essa prática e qual a sua importância para o Trade.  

O que são ações customizadas?      

Como o próprio nome diz, uma ação customizada pode ser definida de maneira simples e direta como:

“Uma ação pensada e desenvolvida para atender uma demanda específica de um cliente”

O lançamento de um novo produto, por exemplo, requer ações diferentes daquelas realizadas no dia a dia. A atuação em um PDV diferenciado (imagine uma pop-up store ou uma megaloja em um shopping) também.

Ou ainda, um cliente especial (key account) que precise de sua dedicação exclusiva em algum momento.

Estes são exemplos de situações que exigem um trabalho de planejamento e criação diferente do que é feito no dia a dia. Concorda?

Vamos analisar outros casos que exigem esse tipo de tática.

Situações que pedem customização        

Não existe regra para a criação de ações customizadas. Elas surgem na medida em que os negócios se desenvolvem e acompanham os movimentos do mercado.

Imagine uma empresa que tenha um estoque alto de determinado produto. Estoque cheio é sinônimo de dinheiro parado, certo? Então é preciso que o Trade aja criando uma ação específica para vender esse produto estocado.

Outra situação comum é a de empresas que possuem saídas de produtos distintas nas diferentes regiões que atua. Por exemplo, vende mais um certo item no Norte do país e outro no Sul.

Deste modo, são necessárias duas ações customizadas para estimular a vendas dos produtos que menos saem nas duas regiões. É preciso pensar em materiais de merchandising e estratégias personalizadas.   

É importante perceber que, como se trata de um problema pontual, a estratégia usada vai ser aquela necessária para que o objetivo seja cumprido, mesmo que ela se diferencie de outras ações realizadas normalmente.

Ou seja, às vezes uma ação global pode estar em andamento e mesmo assim, ao mesmo tempo, é possível que seja necessária uma ação customizada para impactar um certo público, potencializar a venda pontual de um produto, ou combater uma ação da concorrência.   

Ação customizada exige proximidade e sistematização.        

Ações customizadas devem ser encaradas como um trabalho em conjunto feito com o cliente.

Muitas vezes, o gerente de vendas ou promotor que atende uma região é a pessoa que tem a visão focada o suficiente para enxergar a necessidade de uma ação pontual.

Ele está em contato direto com o dia a dia do cliente e tem informações atualizadas sobre o PDV, por isso ouvi-lo é importante.

Assim como as ações padronizadas, customizar requer um planejamento traçado com base em dados coletados.  

Uma decisão que pode ajudar muito é sistematizar o Trade, ou seja, utilizar ao máximo a tecnologia para executar tarefas antes feitas manualmente.

Na prática, isso significa usar ferramentas, softwares e aplicativos que facilitem a administração e execução do Trade Marketing.

Você planeja ações customizadas? O que achou deste artigo?

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Até a semana que vem!  

Sobre o autor
Tarcísio Bannwart
Tarcísio Bannwart
Diretor executivo - CEO
Criador do Trade Marketing Force, o portal de gestão mais completo do mercado

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