Espero que a resposta para a pergunta do título deste último artigo de 2019 seja “sim”.

Isso significará que a sua empresa já tem uma noção do que vai realizar em 2020 e, assim, já reservou verba no orçamento e tempo do time.

Mas caso a resposta seja “não” e você ainda não tenha um calendário promocional pronto, prepare-se porque essa deve ser a sua primeira missão no novo ano.

Muitas vezes esquecido, o calendário promocional é uma ferramenta simples, mas fundamental para o planejamento do Trade Marketing.

Acompanhe a seguir.

O que é calendário promocional e qual a sua importância?

Como já defini em um artigo publicado aqui no blog em abril deste ano:

O calendário promocional é uma relação de datas que são importantes para um negócio ou segmento de mercado que serve de guia para a atuação da equipe durante o ano.

Ou seja, é uma lista de momentos importantes no ano que podem ser usados para alavancar vendas, lançamentos ou simplesmente mostrar que a empresa está conectada com o seu segmento e seu público.

Realizar ações promocionais que tragam resultado não é uma tarefa fácil. O sucesso se torna ainda mais distante quando não há planejamento algum e os responsáveis pelo Trade estão sempre correndo contra o tempo para colocar ações no campo.

É a partir da elaboração de um calendário promocional que as áreas de Marketing, Trade Marketing, Produção e outros departamentos da empresa começam a desenhar suas atuações em conjunto para o ano.

Cada segmento possui um calendário diferente

Não basta pegar uma folhinha comum e olhar os feriados ou copiar algum arquivo pronto encontrado na internet.

Cada segmento possui um grupo de datas e momentos especiais no ano que são únicos. Por isso as empresas devem possuir calendários próprios – mesmo que tenham várias lojas em rede.

Por exemplo, vamos pensar em datas importantes para qualquer mercado e que devem ser destacadas no calendário promocional:

  • Feriados nacionais e regionais (Carnaval, Páscoa, Dia das Mães, Natal, etc);
  • Aniversário da cidade onde se encontram os PDVs;
  • Festas regionais (Oktoberfest em Santa Catarina ou São João no Nordeste, etc.);
  • Estações do ano (as entradas das estações são importantes para quem trabalha com moda e também alguns tipos de alimentos).

A estas datas devem ser acrescentados os dias dos profissionais do segmento (dia do vendedor, dia do médico, etc) e também as sazonalidades e momentos especiais do ano.

Para uma empresa que trabalhe com material escolar as datas do ano letivo são importantes porque o “volta às aulas” movimenta vendas.

Já uma que atue com varejo deve incluir no seu calendário a Black Friday ou a recém-criada Semana do Brasil, em setembro.

Como manter o controle das ações promocionais?

Você pode criar seu calendário promocional em um arquivo como se fosse uma planilha ou usar a agenda do Google se for mais fácil.

O importante é – depois do calendário pronto – criar o hábito de usá-lo como guia para tudo. Se for o seu primeiro ano utilizando essa ferramenta, com certeza surgirão datas e momentos que não foram previstos.

Não tem problema. É importante que já fique anotado para o ano seguinte. Na medida em que a confecção e o uso do calendário se tornem uma prática comum ele vai se tornando mais e mais completo.

Criando uma cultura de planejamento

Mais do que antecipar as ações e execuções do ano o hábito de trabalhar com um calendário promocional traz segurança para a empresa e também para a equipe.

Imagine que você começa o ano sabendo o que vai fazer, quando vai fazer e quanto vai gastar. Seu grande trabalho é iniciar os preparativos a tempo, monitorar e fazer ajustes nas execuções, se necessário.

Organizações e profissionais que não fazem um bom planejamento anual tendem a passar o ano seguinte correndo atrás de resultados e apagando incêndios quando surge um problema.

Usar um calendário ajuda a criar uma cultura de planejamento na empresa, de visão antecipada. O profissional que se acostuma com isso e vê o quanto é importante nunca mais se sujeita a trabalhar de outro modo.

E aí? Ainda dá tempo de preparar um calendário promocional para 2020! Se você ainda não tem um, não perca tempo!

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Uma boa passagem de ano para você e sua família!

Até a semana que vem! O ano de 2020 promete!

Sobre o autor
Tarcísio Bannwart
Tarcísio Bannwart
Diretor executivo - CEO
Criador do Trade Marketing Force, o portal de gestão mais completo do mercado

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