Em 2020 você vai se aprofundar nos estudos do Trade Marketing? Vai ser o ano de implantação de um setor de Trade na sua empresa e você quer se aprimorar? Ou você simplesmente sente a necessidade de saber mais sobre o assunto?

Ler mais sobre Trade é importante se você trabalha na área. Mas, se for começar hoje essa leitura, sabe quais fontes buscar?

Sempre que alguém começa a pesquisar sobre Trade Marketing no Brasil esbarra em alguns livros básicos que são, praticamente, pilares sobre o tema no país.

A literatura sobre Trade está crescendo e até se especializando na medida em que o mercado e seus profissionais vão amadurecendo e também cursos vão surgindo.

Alguns dos autores que cito a seguir, como Matheus Cônsoli, Rafael D´Andrea e Rubens Sant´anna, por exemplo, já avançaram em suas obras e possuem outros livros que complementam seus trabalhos iniciais e ampliam os olhares sobre o Trade.

Mas se você está começando agora vale a pena começar pelos “pilares” que são livros que eu li, releio sempre e recomendo:

Trade Marketing – A conquista do consumidor no ponto de venda

Francisco J.S.M. Alvarez, 2008, Editora Saraiva.

Um dos pioneiros a tratar do tema no Brasil, o professor Francisco Alvarez escreveu um livro que pode ser considerado um “guia básico” sobre Trade. Isso porque parte dos conceitos primordiais de marketing, produto e varejo, etc. até chegar ao Trade.

É uma obra prestes a completar 12 anos, mas que tem seu valor para quem está entrando agora nesse universo.

Trade Marketing – Teoria e prática para gerenciar os canais de distribuição

Rodrigo Motta, Neusa Santos e Francisco Serralvo, 2008, Editora Elsevier.

Assim com o escritor do título anterior, os autores deste livro são acadêmicos e também criaram uma obra obrigatória para quem quer conhecer o tema a partir dos seus conceitos mais básicos.

O livro conta com dados de uma pesquisa realizada na época do seu lançamento. Hoje são informações que servem apenas como histórico, mas ajudam a ilustrar a evolução do Trade no Brasil.

Trade Marketing – Estratégias de distribuição e execução de vendas

Matheus Cônsoli e Rafael D´Andrea, 2010, Editora Atlas.

Talvez esse seja o livro em português que mais mereça o apelido de “Bíblia do Trade”.

Mais profundo e ao mesmo tempo “prático” que os anteriores, é uma obra mais conectada com o Trade Marketing que já era praticado no país pelas grandes multinacionais no momento do seu lançamento.

Cônsoli e D´Andrea conhecem o mercado por dentro e têm uma vasta experiência que já compartilhavam em artigos e outros trabalhos.

Aliás, junto com Leandro Guissoni, a dupla também escreveu Shopper Marketing – A nova estratégia integrada de marketing para a conquista do cliente no ponto de venda (2011, Editora Atlas), que serve como bônus para essa lista.

Planejamento de Trade Marketing – O domínio do canal de venda

Rubens Sant´anna, 2013, Editora Buqui.

O autor é um especialista em Trade Marketing e propõe em seu livro mais conhecido, formas de as organizações implantarem o Trade em suas estratégias de atuação.

Bastante conectado com a realidade nacional, o livro é importante por colocar o Trade não como uma opção, mas como um caminho obrigatório a ser seguido por empresas que desejam sobreviver no mercado.

Trade Marketing – Pontos de vista expandidos

Adriano M. Amui, 2012, LCTE Editora.

O livro é uma compilação de artigos sobre diversos aspectos do Trade organizada pelo empresário Adriano Amui, autor de um dos capítulos.

É uma obra para reflexão, que conta com histórias e opiniões muito interessantes de diversos profissionais experientes da área que (ao que parece) tiveram liberdade total para abordar o assunto.

Entre os autores dos textos estão Rafael D´Andrea e Rubens Sant´anna, citados anteriormente aqui.

Além dos livros básicos sobre Trade

O que achou da lista? Já conhecia algum desses livros básicos sobre Trade?

Todos são facilmente encontrados no mercado e, alguns, até podem ser achados em formato digital.

Se você procura ir além dos livros básicos, quer aprender mais sobre Trade e também se informar sobre o mercado, recomendo que acompanhe o blog da Trade Marketing Force, que toda semana traz artigos sobre Trade Marketing e temas relacionados a esse universo, como tecnologia, varejo e gestão.

Lá você também poderá encontrar videoaulas que eu gravei sobre tecnologia do Trade e com elas solucionar algumas dúvidas eventuais.

Para completar, nossas redes sociais distribuem todo esse material e ainda trazem conteúdos originais para você se manter atualizado sobre o Trade e o mercado.

Estamos no Facebook, no LinkedIn e no Instagram. Siga nossos perfis e compartilhe nosso conteúdo com o seu time! Vamos fazer o Trade crescer ainda mais no Brasil!

Até a próxima semana!

Sobre o autor
Tarcísio Bannwart
Tarcísio Bannwart
Diretor executivo - CEO
Criador do Trade Marketing Force, o portal de gestão mais completo do mercado

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *