A pandemia do coronavírus está sendo apontada, em comentários nas redes sociais, como a grande responsável pela transformação digital pela qual vão passar muitas empresas brasileiras a partir de agora.

Piadas à parte, é fato que muitas organizações, pela primeira vez, tiveram que encarar um fato que tinham consciência, mas tratavam com pouca importância: o preparo tecnológico e a presença digital são mais do que diferenciais competitivos, são vitais para uma empresa.

A crise criada pelo COVID-19 está mostrando que as organizações que não investiram em tecnologia e não consolidaram suas presenças no ambiente digital estão enfrentando mais problemas do que as demais.

As últimas semanas têm sido marcadas por uma corrida nesse sentido: empresas criando e-commerces desesperadamente, postando exageradamente em suas redes socias e aplicativos de mensagens, etc.

É fato que – após passarmos por essa crise – o mundo estará mudado e, com certeza, o digital terá que fazer parte da rotina das organizações por uma questão de sobrevivência. Mas e hoje, pensando pelo Trade Marketing, por onde começar essa transformação digital?

A resposta é simples e direta: pela comunicação. Entenda.

É preciso ter acesso ao cliente durante a pandemia

Guarde essa frase:

“A pandemia não impede a comunicação com o cliente. A falta de um canal adequado, sim”

Um dos problemas que ficaram mais evidentes para muitas indústrias nas últimas semanas, por exemplo, foi o fato de não terem um canal de comunicação direto com o cliente além do time de vendas.

Com as portas dos estabelecimentos comerciais fechadas e o isolamento social o contato ficou comprometido e os dois lados saíram perdendo.

Para tentar contornar a situação alguns tentaram usar o e-mail ou o aplicativo de mensagem, mas – como já disse aqui várias vezes – esses não são os meios de comunicação mais eficientes e seguros, principalmente em situações de exceção como agora.

Imagine fazer uma negociação às pressas via aplicativo e daqui dois, três meses, não ter mais registrado em nenhum lugar o que foi dito e prometido.

Um dos pilares do Trade é a comunicação e para que ela seja perfeita é preciso buscar soluções adequadas e não improvisos. É importante frisar que nada disso é novidade. Há anos existem soluções para essa questão. A crise atual só está evidenciando a real necessidade.

O sell out através da comunicação

Pense que nesse momento, utilizando um portal de comunicação completo, sua empresa poderia não só se comunicar com o próprio time de forma eficiente, mas também chegar até o cliente com conteúdo de apoio, webinars, etc.

Isso seria impossível usando e-mail ou WhatsApp, que são ferramentas limitadas.

Ter uma plataforma de comunicação pensada para isso, na prática, significa poder fazer o sell out através da comunicação, na medida em que você entra em contato diretamente com o cliente e pode, além de enviar informações, obter feedbacks e receber dados.

A crise provocada pelo coronavírus vai passar e como “herança” vai deixar a evidência de como o cliente foi deixado de lado por muitas empresas simplesmente porque as mesmas não investiram em tecnologia e no digital.

Um estudo publicado pela McKinsey & Company no dia 6 de abril sobre o retorno à normalidade após a pandemia na China, mostra que os consumidores daquele país já estão pensando diferente a forma e a necessidade de comprar algumas categorias.

Ou seja, durante o isolamento perceberam que podem viver sem alguns itens e também que – muitos produtos que precisam – podem ser comprados pela internet.

Agora pense que o mesmo deve acontecer no Brasil em algumas semanas. Muitos clientes que não foram contatados pelos fornecedores tradicionais podem simplesmente optar por trocar de fornecedor após a crise. Podem começar a consumir de outra maneira.

A hora de se mostrar presente é agora ou então pode ser tarde demais! Pense nisso!

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Até a semana que vem!

Sobre o autor
Tarcísio Bannwart
Tarcísio Bannwart
Diretor executivo - CEO
Criador do Trade Marketing Force, o portal de gestão mais completo do mercado

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