Como o Trade Marketing pode ajudar o cliente no digital?

O mercado vive uma situação inédita provocada pela pandemia de coronavírus. Mesmo as organizações mais estruturadas estão correndo para se adaptar à nova realidade de consumo provocada pelo isolamento social.

Na outra ponta, não é pequeno o número de empresas menores que estão perdidas com a mudança drástica trazida pelas medidas de segurança contra o vírus. Algumas – que não investiram em tecnologia e na presença digital – acabaram ficando ainda mais distantes dos seus clientes.

Nas últimas semanas, falamos aqui no blog sobre a importância da comunicação entre a indústria e seus parceiros nesse momento e também de como o fabricante pode ajudar o cliente varejista, impactado diretamente pela crise atual, com negociações especiais.

Agora precisamos voltar a atenção para o digital. O departamento de Trade Marketing da indústria pode colaborar com seus clientes nessa área. Acompanhe.

O digital como saída contra o isolamento

Você já deve ter ouvido nos últimos dias que o volume de uso da internet aumentou em todo mundo por conta da quarentena imposta em muitos países, certo?

É provável que tenha sentido no seu home office que a navegação ficou mais lenta. É fato. As pessoas estão mais conectadas e continuam consumindo! Dados recentes sobre a Páscoa mostram que as vendas do e-commerce cresceram 18,5% em relação ao ano passado. O faturamento cresceu 377%!

E não foi só a venda de chocolate pela internet que levou a esse índice. O relatório da Ebit | Nielsen mostra que os brasileiros também compraram eletrodomésticos, itens de informática, de decoração, de telefonia e eletrônicos. Ou seja, produtos que melhoraram a vida de quem está em casa.

O volume de uso das redes sociais também aumentou. Um estudo feito em março pela Kantar com dados de mais de 25 mil pessoas de 30 países mostrou que o Facebook, WhatsApp e Instagram cresceram cerca de 40% no período. E as reuniões virtuais realizadas pelo Google Hangouts ou pelo Zoom, as lives no YouTube… Nem é preciso comentar. O mundo está mais conectado do que nunca!

Com tanta coisa acontecendo online, como ficam os lojistas que – de portas fechadas – estão correndo para buscar uma solução digital? Essa é a hora que eles mais precisam de auxílio.

Diante da crise, o Magazine Luiza, por exemplo, acelerou o processo de desenvolvimento da sua plataforma de parcerias para ajudar pequenos comércios e autônomos. Mas não é preciso ser um gigante para apoiar um parceiro, nem criar algo tão complexo.

O Trade pode ajudar o cliente

A comunicação pelo digital pode ser resumida em duas etapas interligadas: distribuição de conteúdo e criação de relacionamento. Ou seja, a empresa publica algo ou manda um e-mail que impacta o internauta (e cliente em potencial) e com isso abre um canal de comunicação com ele.

Se ele interage com o conteúdo, é preciso responder. Se mostra um interesse contínuo é possível tentar um contato direto.

Para isso é preciso do básico: o que postar. O Trade Marketing da indústria pode munir seu cliente com conteúdo para postar. Que tipo de conteúdo? Depende do que for melhor para ele: posts editáveis para as redes sociais, banners, vídeos curtos para os Stories do Instagram, fotos com informações para o WhatsApp. É preciso combinar.

O departamento de Trade tem a possibilidade de captar boas imagens e fornecer a descrição correta de produtos. Além disso, pode, em conjunto com o seu cliente, pensar em investir especificamente em produtos com melhor retorno.

O varejistas locais – principalmente os mais tradicionais – acabam influenciando o comportamento de compra dos seus shoppers quando evidenciam a comunicação de um produto no ponto de venda.

Com as portas fechadas, o PDV agora é a internet, para onde essa influência pode ser levada e ser potencializada. Se você tem condição de ajudar o cliente nessa hora, não pense duas vezes. Quando essa crise passar os que estiveram juntos voltarão com mais força. Pense nisso!

Conheça a Trade Marketing Force

Agora que você sabe como pode ajudar o cliente nesse momento difícil, conheça a Trade Marketing Force, a mais completa plataforma de gestão de Trade Marketing do mercado nacional e que possui o mais eficiente aplicativo de gestão de campo do Brasil!

A TMF possui um portal de comunicação que facilita a interação com a equipe e com os parceiros externos, onde é possível enviar qualquer tipo de conteúdo com segurança. Acesse o site e conheça suas funcionalidades.

Explore também a área de conteúdo do site, com videoaulas sobre tecnologia do Trade e o blog, que semanalmente traz artigos sobre Trade Marketing e temas relacionados a esse universo, como distribuição, varejo e gestão.

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Até a próxima semana!


5 comments

[…] Nas últimas semanas, aqui no blog da Trade Marketing Force, eu tenho publicado textos sobre a crise que estamos enfrentando e como as empresas podem ajudar umas as outras. […]

[…] um artigo aqui no blog chamado Como o Trade Marketing pode ajudar o cliente no digital? eu falo sobre ações que podem ser feitas para valorizar a exposição de produtos na internet. […]

[…] crise já mudou a maneira como as pessoas consomem. Como citei no artigo da semana passada sobre a importância do Trade para a presença digital das empresas, o e-commerce no País teve um aumento de 18,5% no período da Páscoa. As pessoas […]

[…] é para onde devem estar voltadas todas as energias do cliente nesse momento – como eu cito neste artigo – e ele tem que saber disso. Se o PDV agora é virtual, os esforços do Trade Marketing precisam […]

[…] Quando essa crise passar elas vão continuar comprando. Por isso é preciso voltar o olhar para o e-commerce e perceber que o Trade pode realizar um importante trabalho no digital. […]

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