Ser gestor de Trade Marketing já não é uma tarefa fácil em condições normais. Agora, durante uma pandemia, o nível de complexidade da atividade fica ainda maior e pode levar alguns profissionais da área ao desespero.

A primeira coisa a fazer é justamente não perder a calma. O gestor de trade é o responsável não só pela estratégia e pela chamada parte teórica, mas também é a figura de referência para uma equipe maior que atua na ponta. É o condutor do navio.

Na última semana publiquei aqui no blog um artigo sobre como o promotor de vendas tem muito a fazer durante a situação que estamos atravessando, com o varejo fechado e o consumidor voltando sua atenção para o e-commerce.

Agora é hoje de falar da gestão. Como o responsável pelo Trade pode atuar durante a pandemia extraindo o melhor do seu time? Confira.

O olhar duplo do gestor de Trade

Vamos lembrar um pouquinho do básico. A gestão do Trade Marketing tem por natureza um papel dentro da própria organização, fazendo a ponte entre o Comercial e o Marketing da empresa e coordenando a equipe de promotores, entre outras funções.

Em paralelo, também tem um papel realizado externamente: o contato e a manutenção do relacionamento com os clientes.

Assim, o gestor de Trade tem um olhar interno e externo sobre o negócio e planeja a execução das ações sempre com tendo essa visão dupla em mente.

Neste momento de pandemia, sua tarefa não é simples: precisa ajudar o cliente e ainda pensar em ações que mantenham, internamente, a empresa em atividade e a equipe trabalhando. Felizmente as necessidades estão interligadas.

Mantenha o relacionamento com o cliente

Manter o contato com os clientes neste período é fundamental. E o gestor de Trade precisa deixar claro que está disponível para auxiliar como for possível. Com certeza alguns clientes estão melhores do que outros e essa triagem é importante para entender quais precisam primeiro da sua ajuda.

E como isso pode ser feito? O gestor de Trade deve encontrar o melhor canal para manter esse relacionamento nesse momento. O ideal é uma plataforma de gestão que permita a comunicação direta, mas, na ausência, o LinkedIn ou outra rede social pode ser usada.

O cliente precisa saber não só que o gestor e sua equipe estão presentes e dispostos a ajudar, mas, mais do que isso, que há trabalho a ser feito.

O digital é para onde devem estar voltadas todas as energias do cliente nesse momento – como eu cito neste artigo – e ele tem que saber disso. Se o PDV agora é virtual, os esforços do Trade Marketing precisam ter foco no digital ajudando o cliente, entre outras coisas, com:

– A organização do seu e-commerce;

– Produção ou preparação de imagens dos itens que serão vendidos;

– Revisão das informações dos dados e códigos dos produtos;

– Treinamento da equipe para que a divulgação seja uniforme.

Prepare a equipe de promotores

É claro que para oferecer qualquer coisa ao cliente, antes é preciso que o time esteja ciente do que vai ser feito e como o trabalho será executado.

Os promotores são replicadores do conhecimento adquirido internamente e só poderão fazer sua função com precisão se houver clareza no processo. Essa “educação” é papel da gestão.

Hoje o promotor deve ser, pelo menos, 50% digital, usando o seu tempo para ajudar o cliente a vender mais em suas plataformas virtuais. Então a primeira tarefa do gestor de Trade é treinar seu time para que ele execute o que é necessário no digital (confira o artigo da semana passada).

Munidos de informações e com instruções claras, os promotores podem dar a atenção necessária aos clientes e, com suas redes de relacionamentos, levar conhecimento também para outros colaboradores e – eventualmente, dependendo do segmento – até mesmo para os consumidores finais.

Perceba como as coisas estão ligadas. Na medida em que você treina e prepara seu time para realizar novas tarefas para enfrentar a situação imposta pela pandemia, movimenta internamente a empresa mostrando que há o que fazer e que é possível buscar resultados mesmo na crise.

Quando coloca seu time treinado em ação para ajudar o cliente, mostra que está ao seu lado nessa guerra e que juntos vão buscar minimizar os efeitos da situação e também aprender a lidar com a nova realidade que surgirá quando tudo isso acabar.

Pense nisso! Se tiver alguma sugestão sobre o tema deixe seus comentários no final desse artigo!

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Nas últimas semanas, devido à inédita que situação que estamos vivendo, temos trazido temas voltados para o momento, por isso você não pode deixar de ler.

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Fique em casa se puder! Caso não seja possível, proteja-se!

Até a próxima semana!

Sobre o autor
Tarcísio Bannwart
Tarcísio Bannwart
Diretor executivo - CEO
Criador do Trade Marketing Force, o portal de gestão mais completo do mercado

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