fbpx Vamos conversar?

A Netflix possui em seu catálogo dezenas de filmes, documentários e séries que trazem lições importantes sobre gestão, liderança, comportamento e temas voltados para o mercado e o consumo.

A seleção da plataforma está sempre em renovação, por isso é preciso aproveitar a chance quando uma nova obra interessante surge. Pensando na gestão do Trade Marketing, a seguir elenquei 5 títulos que podem trazer informação e insights para o trabalho no dia a dia.

Cada um deles oferece muitas lições, vou focar nas principais, mas você, com certeza, irá enxergar situações que parecem descrever o seu negócio. Acompanhe.

Fome de Poder   

(The Founder, 2016), de John Lee Hancock   

O filme é obrigatório para quem vende, pensa em franquias e, acima de tudo, se preocupa em entender o desejo do cliente. Fome de Poder conta a história de Ray Kroc, um vendedor de máquinas de milk-shake com espírito empreendedor que enxerga um grande negócio quando conhece os irmãos Richard e Maurice Mac McDonald, donos de uma lanchonete na Califórnia.

Kroc se associa aos irmãos e, mais tarde, cria a mais famosa rede de fast food do mundo, o McDonald´s. Sim, Ray Kroc deixa muito a dever no quesito ética, mas não há como não admirar a sua visão do negócio e também a sua inquietude em aprender mais, inovar e crescer. 

Rede de Ódio      

(Hejter/The Hater, 2020), de Jan Komasa

Filme polonês super atual que conta a história de Tomasz Giemza, um estudante de direito que é expulso da universidade, onde era bancado por uma família rica, que começa a usar a internet de forma nociva a serviço de uma empresa de relações públicas.

Destruição de marcas e reputações, influência política, invasão de privacidade, tudo acontece pelas mãos de Tomasz, com consequências trágicas.

O filme foi lançado perto do documentário O Dilema das Redes (The Social Dilemma, 2020) de Jeff Orlowski, também da Netflix, que aborda justamente a influência de algumas empresas de mídia digital na vida das pessoas e como eles impactam – nem sempre de forma positiva – a nossa vida. É um título que também merece ser visto.     

A Era dos Dados – A Ciência pode Trás de Tudo      

(Connected: The Hidden Science of Everything, 2020) de Latif Nasser

Série documental de seis episódios conduzida pelo jornalista científico Latif Nasser que mostra como ser humano, natureza e universo estão conectados das mais diferentes formas.

Existem episódios sobre monitoramento, poeira e armas nucleares, entre outros temas, mas o que mais pode interessar para quem trabalha com Trade é o capítulo Dígitos.

O episódio aborda a Lei de Benford, que prova a existência de um padrão de ocorrência dos primeiros dígitos em qualquer lista de números. Recentemente publiquei aqui no blog um artigo sobre isso chamado: Lei de Benford: como ela pode ajudar o Trade. Veja o episódio e leia o artigo!

The Playbook – Estratégias para Vencer     

(The Playbook, 2020), vários diretores

Outra série, desta vez focada na liderança exercida por diversos técnicos vitoriosos de diferentes esportes. Com cinco episódios, The Playbook traz lições de, entre outros, nomes como Doc Rivers, treinador das equipes de basquete Orlando Magic, Boston Celtics e Philadelphia 76ers; Jill Elis, técnica da seleção de futebol feminina dos Estados Unidos, bicampeã mundial; e o português José Mourinho, multicampeão com diversos times de futebol da Europa.    

Cada profissional mostra o seu jeito de encarar o trabalho em grupo, as vitórias e as derrotas em verdadeiras aulas de gestão que podem ir muito além do esporte.

Minimalismo: um Documentário sobre as Coisas Importantes      

(Minimalism: A Documentary About the Important Things, 2015), de Joshua Fields Millburn e Ryan Nicodemus

Documentário sobre pessoas que descobriram que podem viver com menos do que imaginamos e mudaram suas vidas se tornando mais leves e desprendidas.

O filme aponta para um tipo de comportamento que ganha adeptos a cada ano pelo mundo e pode mudar a maneira como as pessoas consomem.

Aqui no blog há um artigo sobre o tema: Minimalismo no varejo: como ele impacta o Trade? e este ano, a mesma dupla do documentário original lançou Minimalismo Já (The Minimalists: Less Is Now, 2020), também na Netflix, mostrando como o movimento está gerando resultados.

Você tem alguma sugestão que está na Netflix?   

Com certeza você já assistiu algum filme da Netflix – ou em outro serviço de streaming ou mesmo na TV – que ajudou a trazer ideias ou gerou reflexão sobre o seu dia a dia de trabalho. Compartilhe com os leitores do blog deixando seus comentários no final deste artigo ou nas redes sociais.

Vamos compartilhar conhecimento!

Conheça a Trade Marketing Force     

A Trade Marketing Force é a mais completa plataforma de gestão de Trade Marketing e Vendas do mercado nacional. É também o mais eficiente aplicativo de gestão de campo do Brasil.

A TMF diminui a distância entre toda a cadeia de suprimentos e a indústria, dinamiza processos, organiza resultados e facilita a apuração de dados. Assim, traz agilidade, criando uma indústria 4.0 alinhada com as melhores práticas de BPM e gerando transparência para seus clientes e fortalecendo a relação com a equipe.

Visite nosso site e acompanhe nosso blog que toda semana traz artigos sobre Trade Marketing e temas relacionados a esse universo, como tecnologia, varejo e gestão.

Para completar, nossas redes sociais distribuem todo esse material e ainda trazem conteúdos originais para você se manter atualizado sobre o Trade e o mercado.

Estamos no Facebook, no LinkedIn e no Instagram. Siga nossos perfis e compartilhe nosso conteúdo com o seu time!

Trabalhe com segurança!

Até a próxima semana!

Sobre o autor
Tarcísio Bannwart
Tarcísio Bannwart
Diretor executivo - CEO
Criador do Trade Marketing Force, o portal de gestão mais completo do mercado

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *