Calendário do varejo 2021: você conhece as datas importantes?

Não importa o tamanho do seu negócio ou o segmento de atuação, espero que você utilize um calendário promocional para guiar suas ações durante o ano. Caso ainda não esteja usando essa ferramenta, saiba que está perdendo grandes oportunidades.

Empresas que organizam e utilizam calendários promocionais conseguem se preparar com antecedência para atuar no mercado, explorando feriados, datas comerciais e sazonalidades e potencializando suas vendas.

Em 2020, a pandemia atrapalhou completamente o ano e exigiu criatividade e velocidade de adaptação das organizações. Mesmo assim não foi um ano ruim para empresas que direcionaram seus esforços para o digital que também possui inclusive datas específicas de muito sucesso.

Este ano tem tudo para ser diferente, embora a pandemia ainda esteja presente, a existência de vacinas é uma luz no fim do túnel cada vez mais forte. Ou seja, não é hora de ficar parado. Comece a preparar o seu calendário promocional agora. Saiba como a seguir.    

O que é um calendário promocional na prática?

Como já publicamos aqui no blog, o calendário promocional é uma relação de datas que são importantes para um negócio ou segmento de mercado que serve de guia para a atuação da equipe durante o ano.

Alguns dias ou períodos do ano são importantes para todos os segmentos, como o Natal, por exemplo, outros podem ser mais específicos. É por isso que toda empresa precisa criar e seguir o seu próprio calendário promocional

Qual a importância de um calendário promocional?     

A realização de ações promocionais exige planejamento e o calendário promocional é o princípio de tudo. A partir dele, marketing, trade marketing, produção e outros departamentos da empresa vão começar a desenhar como podem realizar suas ações durante o ano.

Pensar de forma antecipada, planejando com calma o uso de recursos e estratégias de atuação é o segredo para começar bem uma ação. O calendário promocional proporciona isso.

Imagine o ano como um campeonato de futebol como o Brasileirão, por exemplo. Antes de a competição começar, você sabe quais são as partidas que vai disputar, as datas, quantos pontos estão em jogo e quanto precisa ganhar se quiser vencer o campeonato.

Ao mesmo tempo, também possui dados sobre o seu time: quais são seus principais atletas, seus pontos fortes e fracos, suas jogadas mais eficientes.

Organizar o calendário promocional é como planejar – com base no que você dispõe – como o seu time vai jogar ao longo do ano, montando estratégias de acordo com o adversário de cada jogo e considerando as mudanças que vai enfrentar ao longo do ano, como a venda de jogadores e a contratação de reforços.   

Como pensar um calendário promocional para 2021?

Primeiro é preciso deixar claro que não há um padrão único para a criação de um calendário promocional. É possível fazer um em uma planilha simples, mas é óbvio que utilizando um sistema ou plataforma que permita sua construção, edição e acompanhamento é muito melhor.

Não se trata de preciosismo, mas sim de explorar ao máximo o potencial da ferramenta. Uma coisa é anotar “Páscoa” em uma planilha, outra é listar todas as ações que serão feitas, olhar o histórico dos anos anteriores, determinar metas e assim por diante.

Se você vai criar seu calendário, comece pelo básico, listando todas as datas que são importantes para todos os segmentos de atuação do mercado brasileiro: Carnaval, Páscoa, Dia das Mães, Dia dos Namorados, Dia dos Pais, Dia das Crianças, Black Friday e Natal.

Dependendo do seu segmento de atuação, outros períodos podem ser importantes, como a entrada de estações do ano, as festas juninas, o Halloween ou a Cyber Monday.

A pandemia – e impulso que ela trouxe para o e-commerce – evidenciou novas datas que precisam ser consideradas em 2021, como o 11 de novembro, o Dia do Solteiro. Criada pelo varejo chinês, a data está se tornando um dos principais eventos para comércio on-line no mundo. As mega liquidações das grandes redes de varejo do país, como Magalu e Casas Bahia, por exemplo, também devem entrar no seu radar.  

Datas escolhidas, e agora? 

Determinadas as datas, é hora de usar um cronograma reverso, ou seja, a partir do dia no qual a ação terminará é preciso voltar nas semanas para determinar qual o prazo de cada etapa.

Por exemplo, este ano, a Páscoa será em 4 de abril. Se você trabalha com algum produto que pode ser promovido e vender mais nessa data, com quanto tempo de antecedência precisa começar a aumentar a produção, preparar material de campanha, contratar promotores e negociar espaço nos PDVs?

O calendário promocional serve para isso, “ver o futuro” e começar a se preparar com antecipação para ele, como o técnico de futebol que planeja a temporada de jogos.

Quanto mais detalhado o planejamento, melhor. É preciso lembrar, por exemplo, as características particulares de cada ponto de venda para detalhar ações que sejam realmente efetivas.

O mesmo vale para o trabalho no e-commerce. Sabendo em que data apostar, é possível traçar estratégias de divulgação de conteúdo em seus canais digitais e captar leads (consumidores que podem ser clientes em potencial) informando-os ao longo do tempo sobre seu produto para que ele tenha mais chance de comprá-lo quando chegar o dia.  

As vantagens de um calendário promocional   

Assim como não há um modelo único para um calendário promocional, também não há um limite de datas que você pode colocar no seu planejamento.

Tudo depende do seu poder de fogo. Quantas ações promocionais consegue realizar por ano com qualidade? É como o time que no início da temporada decide quais são os campeonatos que vai priorizar dos vários que disputará simultaneamente.

Como já comentei aqui no blog, quando o uso do calendário se torna parte da rotina da empresa, o ano seguinte sempre começa a ser planejado a partir do meio do ano anterior. Isso acaba com a “cultura do improviso” e com a correria e permite decidir com calma como o orçamento vai ser investido e como o trabalho da equipe pode ser otimizado para trazer mais vendas.

Pense nisso!

Saiba mais sobre a Trade Marketing Force 

A Trade Marketing Force é a mais completa plataforma de gestão de Trade Marketing e Vendas do mercado nacional. É também o mais eficiente aplicativo de gestão de campo do Brasil.

A TMF busca diminuir a distância entre toda a cadeia de suprimentos e a indústria, dinamiza processos, organiza resultados e facilita a apuração de dados.

Deste modo, traz agilidade, criando uma indústria 4.0 alinhada com as melhores práticas de BPM e gerando transparência para seus clientes e fortalecendo a relação com a equipe.

Visite nosso site e conheça nosso blog. Semanalmente publicamos artigos originais e inéditos sobre Trade Marketing, gestão e varejo, entre outros temas, para ajudar nossos leitores.

Aproveite e siga também nossos perfis nas redes sociais. Estamos no Facebook, no LinkedIn e também no Instagram com notícias diárias sobre o mercado. Confira compartilhe nosso conteúdo com o seu time!

Trabalhe com segurança! Proteja-se contra a Covid, a pandemia não acabou!

Até a próxima semana!


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *