fbpx Vamos conversar?

Quem trabalha com Trade – e também acompanha nosso blog – sabe que a área é repleta de expressões usadas no dia a dia que são derivadas do inglês e, às vezes, podem confundir.

Isso acontece por duas razões: o Trade nasceu em empresas multinacionais de língua inglesa e hoje, com o mundo globalizado (e conectado), novidades que surgem em mercados mais avançados acabam chegando rápido ao Brasil e sendo incorporadas pelos profissionais.

Se as expressões geram dúvidas, as siglas então podem realmente complicar a comunicação. Já publicamos um artigo sobre os termos mais comuns do Trade Marketing e entre eles estão palavras estrangeiras, então agora é hora de falar das siglas. É um glossário rápido para você não se perder mais diante de tantas letras. Acompanhe.

Siglas do Trade Marketing      

Confira a seguir uma lista de siglas básicas. 

BI

Business Intelligence, ou Inteligência do Negócio. É o processo de análise de dados e métricas coletados no dia a dia que são transformados em indicadores (KPIs) que servem para guiar a gestão na tomada de decisões. 

BPM

Business Process Management, ou Gerenciamento de Processos de Negócios. É a união da gestão de negócios com a tecnologia da informação com o objetivo de otimizar os resultados da organização através da melhoria de vários processos.  

B2B e B2C

O B2B é o Business to business, ou de negócio para negócio, é um formato de negociação que acontece entre duas empresas. Já o B2C é o business to consumer, ou de negócio para o consumidor é o tipo de negociação que acontece diretamente entre a empresa e o cliente final. Estes dois modelos são os mais comuns, mas não são os únicos.  

CRM

Customer Relationship Management, ou gerenciamento do relacionamento com o cliente. É um software que permite o controle dos contatos que são feitos entre a empresa e seus clientes. Através do uso de um CRM (existem vários no mercado) é possível acompanhar o trabalho de vendas e também do marketing, além de organizar a base de clientes.

ECR

Efficient Consumer Response, ou resposta eficiente ao consumidor. É uma estratégia de ação conjunta, utilizada pela indústria e distribuidores ou varejistas, para proporcionar maior valor ao consumidor final, concentrando esforços em atender suas necessidades.

KPI

Key Performance Indicator, ou indicador-chave de performance. É um índice importante para o negócio porque pode ajudar a gestão na tomada de decisões. O KPI deve ser definido de acordo com os objetivos estratégicos do negócio. É uma métrica de controle de desempenho que mostra rapidamente o status da operação.

PDV

Ponto de venda, é o local onde os produtos podem ser vistos e escolhidos pelos clientes. A sigla é derivada do conceito em inglês para point of sale (POS). Hoje o PDV também pode ser online, uma vez que é possível vender em diferentes canais digitais.

ROI

Return on Investment, ou retorno sobre investimento. É o índice que relaciona a quantidade de dinheiro investido em uma ação ou projeto e com o montante gerado em retorno. 

SKU

Stock Keeping Unit, unidade de manutenção de estoque. É um código único que identifica um produto específico. O SKU serve para organizar as categorias de produtos e manter o controle sobre o estoque e o que é vendido. 

O que achou desta lista? Existe mais alguma sigla que você usa ou ouve no dia a dia que está aqui. Deixe seu comentário no final do artigo ou nas nossas redes sociais.

Conheça a Trade Marketing Force    

A Trade Marketing Force é a mais completa plataforma de gestão de Trade Marketing e Vendas do mercado nacional. É também o mais eficiente aplicativo de gestão de campo do Brasil.

A TMF diminui a distância entre toda a cadeia de suprimentos e a indústria, dinamiza processos, organiza resultados e facilita a apuração de dados. Assim, traz agilidade, criando uma indústria 4.0 alinhada com as melhores práticas de BPM e gerando transparência para seus clientes e fortalecendo a relação com a equipe.

Visite nosso site e acompanhe nosso blog que toda semana traz artigos sobre Trade Marketing e temas relacionados a esse universo, como tecnologia, varejo e gestão.

Para completar, nossas redes sociais distribuem todo esse material e ainda trazem conteúdos originais para você se manter atualizado sobre o Trade e o mercado.

Estamos no Facebook, no LinkedIn e no Instagram. Siga nossos perfis e compartilhe nosso conteúdo com o seu time!

Trabalhe com segurança!

Até a próxima semana!

Sobre o autor
Tarcísio Bannwart
Tarcísio Bannwart
Diretor executivo - CEO
Criador do Trade Marketing Force, o portal de gestão mais completo do mercado

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *